Antônio Mestriner, um governador de múltiplos talentos

Governador distrital 94-95, Antônio Mestriner nos deixou aos 94 anos, no último dia 11 de novembro. Médico aposentado, era natural de Ribeirão Preto (SP) e chegou ao Paraná em 1957, em São Jorge do Ivaí. Morava em Maringá desde o início da década de 60.

Casado com Mafalda, com quem teve três filhos: Antonio Mestriner Júnior, Fabrícia Mestriner Soato e Renata Mestriner Krambeck. Avô da Jullia, Isabella, Leonardo e Luiza Mota Mestriner.

Ginecologista e obstetra, formado pela Faculdade Nacional de Medicina no Rio de Janeiro, atual UFRJ, Mestriner foi presidente do Rotary Club de Maringá em 1989-90. Ocuparíamos infinitas páginas para falar da trajetória profissional e rotária do governador Mestriner, um entusiasta da boa leitura e também escritor.

O Concurso Melhor Leitor do Ano/Prêmio Rotary de Leitura foi criado pelo Rotary Club de Maringá, idealizado por ele, em 1988, promovido pela Prefeitura do Município de Maringá e Secretaria de Cultura, por meio da Gerência do Livro, Leitura e Literatura com o intuito de estimular o hábito de leitura, a frequência de leitores às Bibliotecas Públicas municipais e divulgar o seu acervo e serviços.

O voluntariado e o servir sempre estiveram em seu DNA. Foi médico voluntário no Lar Preservação da Vida atendendo milhares de gestantes que por lá passaram, com a mesma dedicação investida às pacientes da sua clínica particular. Descendente de imigrantes italianos que chegaram ao Brasil no século XIX, nas lavouras de café, Mestriner recebeu o título de Cidadão Benemérito de Maringá, em 2014.

Autor de diversos livros, entre eles, Introdução ao Rotary e sua filosofia e a Saga de Odilla Mestriner, sua irmã. Nascida em 18 de agosto de 1928, Odilla faleceu em 10 de fevereiro de 2009. Desenhou e pintou como autodidata até 1956, quando passou a ter aulas com Domenico Lazzarini na Escola de Artes de Ribeirão Preto. Ao se encontrar com sua linguagem e forma de expressão principais, o desenho, passou a integrar os catálogos de diversos salões no Brasil e no exterior, incluindo edições da Bienal Internacional de São Paulo.

O governador distrital Deca Silvestre enfatizou a trajetória da família de Mestriner em prol da sociedade. “Uma referência de homem que dedicou sua vida à família, profissão, amigos e ao Rotary”.

 

 Larissa Nakao - Comunicação Corporativa

 

 

 

Fotos

Localizar site dos clubes