Maringá recebe 48º Instituto Rotary do Brasil com presença de líderes nacionais e internacionais

Realizado de 4 a 7 de setembro de 2025, com o Pré-Instituto de 31 de agosto a 3 de setembro, no Paraná Expo e no Hotel Transamérica, o 48º Instituto Rotary do Brasil reuniu rotarianos de todo o país para uma programação intensa de treinamentos, palestras e momentos simbólicos, incluindo o tradicional jantar-baile com o presidente mundial do Rotary International, Francesco Arezzo.

A edição prestou homenagem ao rotariano Alceu Ântimo Vezozzo, reconhecido por seu comprometimento com a Fundação Rotária e ações sociais. Para o governador do Distrito 4630, Celso Yoshiaki Miyamoto, este Instituto foi um marco para o Distrito 4630.

“Tivemos a oportunidade de fortalecer laços e compartilhar visões inspiradoras. A presença de líderes nacionais e internacionais, e o encontro com Francesco Arezzo consolidam a nossa missão de formar líderes transformadores. Estamos prontos para dar novos passos rumo a um Rotary mais engajado e conectado”, destaca.

Chairman do 48º Instituto – José Claudiney Rocco

“Organizar este Instituto foi uma experiência enriquecedora. Ver rotarianos de diversas regiões e países unidos em um mesmo propósito é gratificante. Nossa proposta não se baseou em turismo, e sim no rotarismo autêntico, verdadeiro, simples, sem pompas, focado no companheirismo de resultados. Estou emocionado com a grande aceitação e com a energia que este evento trouxe para o futuro do Rotary no Brasil”.

Co-chairman do 48º Instituto – Renato Tavares

“Do planejamento logístico à execução no Paraná Expo e Hotel Transamérica, cada detalhe importava. Nosso foco foi proporcionar um ambiente acolhedor e eficiente para aprendizado e convivência. Ver tudo acontecer como planejado, conforme trabalhado com todos os fornecedores, ter um público engajado e conteúdo relevante, mostrou que estamos mais do que preparados para os próximos desafios do Distrito”.

Algo inédito, o 48º Instituto Rotary do Brasil Maringá abriu espaço para o Rotaract, dedicando um espaço em sua programação para a participação dos jovens. Até então, somente Representantes Distritais de Rotaract (RDRs) podiam participar.

“Através das capacitações e rodas de discussão promovidos pela MDIO Rotaract Brasil, pude me aprofundar no planejamento para o próximo ano rotário. Também tive a oportunidade de me conectar com os 31 Representantes Distritais Eleitos, fomentando parcerias entre os distritos. Pela primeira vez, o Pré-Instituto contou com uma edição voltada totalmente para rotaractianos, reunindo mais de 100 participantes. Foi uma oportunidade ímpar para estreitar a relação entre Rotary e Rotaract”, afirma Rodolfo Torrezan, RDR eleito do Distrito 4630.

O 48º Instituto Rotary do Brasil também promoveu o Encontro de Presidente para Presidentes, ambiente de troca, escuta ativa e fortalecimento da liderança rotária em nível nacional.

Paulo Milagres, presidente do IRMA – Instituto Rotary de Meio Ambiente, avalia como um sucesso a participação no Instituto. “Somos o primeiro Instituto Rotary de Meio Ambiente e a nossa intenção é que ele seja replicado para todo o Brasil. Este evento, em Maringá, nos possibilitou mostrar a outros distritos rotários o nosso trabalho, pois foi uma grande surpresa a maciça participação na nossa sala. Com esta expansão do IRMA, o melhor beneficiado será a nossa sociedade”.

O Rotary Means Business (RMB) na plenária principal, no Paraná Expo, acompanhada pelo presidente do Rotary International Francesco Arezzo, pelo chair da Fundação Rotária Holger Knaack, pelo diretor de Rotary César Luís Scherer, além de Leonardo Santos, diretor do Rotary Means Business Internacional para a América do Sul e Luciana Zianni, presidente do Rotary MeansBusiness Brasil, afirmou que o grupo resgata a vocação histórica do Rotary pelo relacionamento profissional. Segundo os palestrantes, o RMB, criado em 2013, reúne 263 capítulos no mundo e incentiva indicações entre rotarianos para serviços e negócios.

Exposição Fotográfica Mobilidade para Todos – Em comemoração aos 20 anos do Programa Mobilidade para Todos, uma exposição do fotógrafo e médico cardiologista Marcos Franchetti resgatou a trajetória junto às aldeias indígenas.

 

Larissa Nakao - Comunicação Corporativa

 

Fotos

Localizar site dos clubes